terça-feira, 9 de junho de 2015

Uma hortinha pra chamar de sua ...

Olá queridos leitores, peço desculpas pelo sumiço ... essa semana foi muuuuito corrida, vários eventos aniversários e etc mas enfim, voltei ! rsrsr

Hoje vim compartilhar com vocês uma coisa que é um verdadeiro "carma" aqui em casa, minha mãe já tentou de várias formas fazer uma hortinha para ela e todas as vezes as plantinhas morreram e nunca deram certo, ou por não ter sido plantada adequadamente, ou por falta de espaço, ou por falta de conhecimentos mesmo, então para ajudar a minha velhinha (e por achar que uma hortinha vertical vem cuidada ficaria liiiiinda na parede da sacada aqui de casa rs), resolvi buscar informações que me ajudassem na internet e acho que é válido compartilhar com vocês.


Minha mãe sempre disse que não tinha espaço para fazer a hortinha, mas não é necessário um quintal imeeenso para isso, basta criatividade e um pouco de conhecimento, achar um cantinho em casa como eu achei a parede da sacada rs, que a coisa vai ...

10

Passo 1 - Local: Esse é o primeiro e mais importante passo, esse a gente não pode abrir mão. As nossas plantinhas precisam de um local fresco e arejado, com luz solar de preferência matinal ou luz indireta, o ideal seria sacadas ou beirais de janelas;




2º Passo - Onde Plantar: Esse passo é criatividade pura, vale de tudo, latinhas de alimentos diversos, garrafas pet, vasinhos, canos de PVC, caixotes e etc etc etc. Apenas não podemos esquecer da regrinha básica de fazer os furinhos em baixo, para garantir uma boa drenagem. No meu caso irei usar latinhas de alimentos e vou revesti-las com papel autoadesivo decorado.
06

3º Passo - Solo: Não podemos esquecer de usar  uma boa terra adubada, rica em matéria orgânica.



4º Passo - O que plantar: Para quem for "horteiro" de primeira viagem como eu e minha mãe, pesquise aquelas que têm raízes mais curtas pois essas são as mais adequadas para espaços pequenos, Algumas sugestões: alface, cebolinha, salsa, coentro, manjericão, hortelã, tomilho, e outras hortaliças, temperos e ervas aromáticas. Elas são encontradas com muita facilidade, em mudas ou sementes, nas lojas de plantas, supermercados e e etc.


5º Passo - Aprender a cuidar: Como já disse no passo anterior, temos que pesquisar as espécies que iremos plantar e da mesma forma temos que aprender a cuidar delas e manter, quais cuidados devemos ter com a terra e outras necessidades que possam surgir.


É isso pessoal, espero ter ajudado vocês pois essa pesquisa me ajudou muuuuuuuito e espero que agora a hortinha da minha mãe vá pra frente rsrsrs, quando estiver feitinha eu compartilho com vocês novamente.

Um beijo e um bom mês de junho a nós <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário